Como conseguir convidados para entrevistas em sua rádio?

Não é tarefa fácil enriquecer a programação de uma rádio, torná-la mais interessante para seus ouvintes. Uma das melhores maneiras de cumprir com louvor esta tarefa, é trazer convidados interessantes para sua rádio.
 

Obviamente, não é tarefa fácil encontrar estas notáveis pessoas, mas, também não é tão difícil quando você sabe onde e como procurar. Confira nossa matéria para poder aprender a identificar, abordar e por fim trazer convidados para seu programa.

Desde a criação da rádio, ele sempre foi o principal veículo de comunicação de massa. Embora tenhamos rádios focadas quase 100% em uma programação musical, cada vez mais crescem as rádios com notícias, talkshows e os “podcasts”. Seja qual for o formato da sua rádio e seu foco, é importante você conhecer as ferramentas disponíveis e como conseguir convidados para garantir seu sucesso.
Por que encontrar convidados de rádio?

A resposta para esta pergunta é bem simples: Variedade! Por mais que seus ouvintes gostem de você, em algum momento, com o passar do tempo, as coisas caem na rotina e já não têm aquele mesmo “brilho” do começo. É necessário estar sempre inovando, mudando um pouco as coisas. Podem notar que todas as grandes rádios sempre renovam de tempos em tempos trazendo co-apresentadores e muitos convidados para falar de assuntos diversos. Estas notáveis pessoas vão trazer resultados que você não conseguiria com seus companheiros de rádio e talvez nem em seus círculo mais próximo de amigos.

Com o convidado certo, você pode aumentar a sua audiência e visibilidade (na rádio e nas redes sociais) fazendo que pessoas que não se interessavam ou que se interessam pouco, passem a ouvir sua web rádio. E aí é com você entender o que o seu público quer, se é com foco parecido com o que você já faz, ou algo totalmente novo para complementar. Por exemplo? Se você é uma rádio de esportes, pode trazer convidados que falem de futebol, mas também pode trazer um nutricionista para dar dicas de saúde.

Mas tenha muito cuidado! Da mesma forma que um convidado pode alavancar a audiência, ele também pode derrubar. Existem casos “famosos” de convidados em rádios que abordaram temas polêmicos e isso acabou por render a apatia dos ouvintes e até processo com multa em dinheiro.
Escolha as pessoas certas

Um luxo ao qual não podemos nos dar é o de escolher as pessoas erradas. Antes de convidar seja lá quem for para participar da sua programação de forma fixa ou apenas uma entrevista. Gaste bastante tempo pensando no tipo de pessoa ideal que agregaria valor ao seu programa e impressionaria seus ouvintes. Não estamos falando de estrelas da TV ou do esporte, pode acreditar, tem muitas pessoas interessantes pelo mundo afora com muito conhecimento em suas áreas e conteúdo quase infinito.

Acredito que você seja mais do que capaz de decidir quem é esta pessoa que você deveria convidar para abrilhantar sua programação, mas, se por acaso bater uma incerteza, lembre-se destes três critérios simples para lhe ajudar na escolha:

    Alto alcance social: Pessoas que já tem um considerável número de seguidores, os quais não seguiriam sua rádio de outra forma.
    Conteúdo interessante: Procure pessoas que já geram conteúdos na internet e que tenham visões diferenciadas dos assuntos.
    Confiabilidade: Escolha aqueles que têm “um nome a zelar”, que jamais fariam nada para prejudicar a própria imagem (e a sua).

Observando estes simples passos dificilmente você vai cometer algum erro, ou perder tempo com gente desinteressante.
Minerando nas redes sociais

Achar uma pedra preciosa em meio a um monte de rochas pode ser bem cansativo, mas é muito recompensador quando encontramos. Eu sou um viciado em podcast! Quase sempre estou trabalhando e ouvindo a entrevista com um convidado muito interessante (alguns que eu já conhecia, outros que não mas virei fã depois da entrevista) que seja de alguma forma do meu interesse, mesmo que não diretamente das minhas paixões pessoais, mas “assuntos úteis” como por exemplo nutrição e saúde mental. Sinto que além de preencher meu tempo, estou sempre aprendendo algo novo. Hoje em dia as rádios não perdem nada para os podcasts (que estão na moda). Obviamente são formatos diferentes e cada qual tem suas vantagens. Também ouço muita rádio, principalmente no caminho de ida e volta para casa, e sempre tem programas com excelente conteúdo.

Mas a pergunta é… Onde as rádios encontram estes convidados fantásticos que tornam tudo muito mais interessante? Em outros tempos, você teria que ter um grande “networking”, conhecer gente que conhece gente, ser amigo do amigo de alguém muito importante. A internet veio pra revolucionar neste sentido. São milhões de pessoas todos os dias gerando conteúdo para sua “fan base” (sua base de seguidores) em canais do Youtube, seus perfis do Instagram ou Facebook. Não importa qual assunto você pesquisar nas redes sociais, vai encontrar uma gama muito grande de profissionais que estão mais que dispostos a colaborar em troca de mais audiência. Afinal, é bom para os dois! Os seguidores do seu convidado passam a ouvir sua rádio, e seus ouvintes vão passar a seguir o seu convidado, e vantajoso para os dois lados.

Escolha alguns assuntos que sejam do seu interesse (e do interesse do seu público) e comece a pesquisar nas redes sociais (particularmente no Youtube e Instagram), passe a seguir, gaste um tempo acompanhando de fato o conteúdo que é gerado. No meio deste processo você vai acabar encontrando a pedra preciosa que busca, aquela que trazer o brilho a mais que sua programação precisa.

Uau! Fantástico! Muita conteúdo interessante e de qualidade, muita informação, pessoas carismáticas que seu público com certeza vai amar, mas… Como convencê-las a fazer parte da sua web rádio?
Aborde cada pessoa de maneira diferente

Cada pessoa é uma pessoa, somos diferentes apesar de nossas afinidades. Existe todo um processo mental de entender “com quem eu estou falando”. Em alguns casos é óbvio. Se você está diante de um juiz em um tribunal, ou de uma outra autoridade, automaticamente você muda sua forma de falar. Nós não falamos com nosso chefe do mesmo modo que falamos com um amigo de trabalho. Mesmo no círculo mais próximo de amigos, tem pessoas com quem temos mais intimidade para nos expressar sem medir as palavras, ou para brincar, e tem amigos com quem temos uma postura mais séria. Pense nisso antes de abordar quem quer seja! Imagino que você seguiu o conselho anterior e que já acompanha a pessoa nas redes sociais e entende razoavelmente “o jeito de ser” da mesma.

Para ter bons resultados no seu “approach”, e conseguir a atenção mais facilmente, seguem três regrinhas básicas:

    Ofereça algum benefício: fale sobre o retorno que a sua web rádio e seu público podem proporcionar. Melhor ainda se for um benefício específico, algo que ele não encontrará em outro lugar.
    Forneça prova social: fale do alcance do seu programa, como números de ouvintes ou quantidade de acessos do seu site.
    Seja direto: vá direto ao ponto, apresente seu caso da forma mais rápida e clara possível.

Você pode fazer a abordagem por vários meios de comunicação diferentes. Alguns tem e-mail profissional, muitos tem o “direct” ou “inbox” (mensagem direta nas redes sociais ao invés de comentário dentro do post) e tem também aqueles que gentilmente disponibilizam o número de telefone para bater um papo ou WhatsApp. Toda forma de comunicação é válida, apenas tenha em mente dar uma “adaptada” na sua linguagem para conquistar o convidado.
Modelo básico de primeiro contato

Encontrar bons convidados não é fácil, e conquistá-los é ainda mais difícil! São muitos “nãos” antes de ouvir um sim. Não fique triste cada vez que ouvir não, é normal e faz parte do processo.

Para conseguirmos o desejado sim, o primeiro contato tem que ser claro e oferecer valor. Caso contrário, sua mensagem pode ser completamente ignorada.

Para facilitar sua vida, criamos este modelo de mensagem que é curto, objetivo e humano para lhe ajudar caso “dê um branco” na hora de enviar seu primeiro contato:

Olá [nome do convidado], tudo bem?

Eu sou [seu nome] aqui da [sua web rádio]. Gostaria de saber se você teria interesse em participar de um programa ao vivo ou gravado?

Eu e nossos [número de ouvintes da sua rádio] ouvintes adoraríamos ouvir você falar sobre [o assunto]. Acreditamos que você tem muito a somar.

Desde já, obrigado pela atenção.

[seu nome]

[endereço do site da sua rádio]

Mensagens curtas são geralmente bem mais efetivas. Toda figura pública recebe centenas de mensagens por dia e com certeza vão ler as mensagens mais curtas e objetivas. Uma mensagem grande, inchada com muitos dados não é bom pra ninguém. Seja sucinto que ambos ganham muito mais.

Este modelo é bem básico e obviamente você pode acrescentar o que quiser, sem exageros. Por exemplo? Seu convidado escreveu um livro recentemente. Você pode começar o assunto com este gancho.
Conclusão

Com a ajuda da internet e das redes sociais, você pode encontrar convidados que vão tornar sua rádio muito mais interessante, e podem dar aquela vantagem competitiva para que os ouvintes escolham a sua rádio e não a concorrente. As possibilidades são quase infinitas pela variedade de pessoas e assuntos, o que deixa sua rádio bem mais dinâmica, trazendo sempre novidades.

Convidados para entrevistas ao vivo, ou gravada, ou pessoas dispostas a fazer quadros fixos por um tempo (como dicas de saúde, nutrição e música). Mostre que sua rádio tem valor para os seus convidados, não tenha medo da rejeição, utilize as pequenas técnicas explicadas aqui nesta matéria. Tudo isso é uma excelente estratégia para a longo prazo trazer crescimento para você e sua web rádio.


 
Fonte: MaxCast

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