Quatro dicas para atrair mais apoio cultural para sua rádio
EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA, A DIFICULDADE EM SE CONSEGUIR MAIS APOIADORES APENAS CRESCEU
Mas isso não precisa ser um problema. Confira quatro dicas para prospectar e fidelizar mais apoiadores culturais.
1. EXPANDIR SUA BASE DE OUVINTES USANDO REDES SOCIAIS
O uso do facebook, instagram e twitter é essencial para manter um relacionamento próximo com os seus ouvintes. É através dessas redes que ele vai se manter atualizado sobre suas programações, promoções e especiais; também é onde ele deixará seu feedback sobre a qualidade da programação. Assim, é importantíssimo manter essas redes ativas e em constante conversação com os seus ouvintes; pois quanto mais a rádio conseguir atrair expectadores através do marketing digital, mais os apoiadores verão vantagens em anunciar na sua rádio.
2. FIDELIZAÇÃO DE OUVINTES OFERECENDO CONTEÚDO INTERESSANTE
Após cativar os ouvintes com suas redes sociais, é o papel da sua programação fazer com que se fidelizem. É o que os anunciantes procuram ao decidirem veicular suas propagandas. Conhecer o seu público entregar o que ele quer ouvir é fundamental. Assim, uma boa estruturação de grade, sabendo atender ao público durante todos os horários, garante que os anunciantes vejam vantagens em comprar horários com a sua rádio.
3. APROVEITAR DATAS COMEMORATIVAS PARA PROSPECTAR CLIENTES
Certas datas comemorativas podem atrair diferentes tipos de anunciantes, e aproveitar essa sazonalidade pode trazer um lucro considerável. A lógica é simples: o dia dos namorados está chegando? Quais produtos vendem mais no dia dos namorados? Seriam chocolates, flores, joias, perfumes ou roupas; assim, os clientes a serem prospectados nessa época seriam os comércios que vendem esse tipo de produto. Um outro exemplo seria o dia dos pais, quando são vendidos: roupas masculinas (sociais ou não), acessórios para cozinha (churrasco), bebidas. Cada data especial tem o seu nicho, e saber aproveitá-los pode fazer a diferença na meta do comercial.
4. ORGANIZAR A AGENDA DO SEU SETOR COMERCIAL
Uma equipe comercial bem organizada é um forte pilar para a rádio. A divisão de clientes por região, nicho, entre outros parâmetros, pode auxiliar imensamente essa equipe. A tarefa parece trabalhosa, mas não precisa ser: com um software gerencial, toda a questão organizacional pode ser automatizada, dando tempo para a sua equipe fazer o que faz de melhor: trazer e manter apoiadores culturais.
Lembrando que rádio comunitária não pode receber patrocínio comercial direto, apenas ‘‘apoio cultural’’.
Fonte: Biquad
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