Processo de migração de rádios AM para FM começa a partir do fim do mês

Decretada em novembro de 2013, a extinção do serviço de radiodifusão local por onda média, onde estão as rádios AM, começa a tomar corpo. A partir de 25 de fevereiro as primeiras emissoras já devem iniciar a migração para FM.

De acordo com a Agência Brasil, ao todo, quase mil emissoras de rádio AM serão notificadas nos próximos meses para pagar a taxa de migração para a frequência modulada — FM. NO RN a primeira rádio AM a migrar para o Dial FM será a Rádio Rural de Natal, pertencente a igreja católica e integrante da rede Canção Nova.

Em debate na manhã da última segunda-feira (15/2) no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, explicou que essas emissoras precisam entregar a documentação para o processo de outorga das novas frequências, pagar a taxa de migração e fazer os investimentos para modernizar a infraestrutura de transmissão.

Os valores podem variar de R$ 30 mil a R$ 4,5 milhões, dependendo de fatores como potência, população, indicadores econômicos e sociais do município, entre outros.

Atualmente, o país possui 1.781 emissoras AM, sendo que 1.385 já pediram para mudar de faixa. Ao todo, 948 rádios poderão fazer a migração ainda este ano. As emissoras restantes terão que aguardar a disponibilização do espaço, que deve acontecer conforme transição da TV analógica para a digital for liberando o espectro.

#Compartilhar:

Marcadores:

Sem Comentario to " Processo de migração de rádios AM para FM começa a partir do fim do mês "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››