Grupo Kantar aponta rádios como uma das tendências de 2020

A Kantar publicou recentemente um estudo chamado "Previsões e Tendências de Mídia em 2020", relatório que conta com várias informações sobre a evolução da comunicação e do consumo para o próximo ano, a partir de movimentos que já são percebidos atualmente. No caso do rádio, as palavras "reinvenção", "nicho" e "digitalização" (relacionada ao on-line) são usadas para destacar o momento positivo do veículo, sendo uma das apostas para o próximo ano.

Quem destacou o rádio para 2020 foi a analisa Heather O’shea, representante da Kantar na América do Norte. Em seu artigo, a profissional destaca que o "o rádio continuará a se modernizar de uma maneira que ajude as marcas a alcançar novos públicos, reforçando sua posição como um meio de publicidade relevante e confiável".

A analisa se baseia nos dados atuais que mostram uma elevação do consumo de áudio, despertando assim um interesse ainda maior por parte dos profissionais de marketing. A possibilidade do rádio aliar sua forte atuação no dial com as novas plataformas digitais colaboram para que o veículo seja considerado uma aposta positiva para o próximo ano.

Em seu artigo, O'shea lembra do avanço de dispositivos como as smart-speakers (as caixas de som com inteligência artificial), que estão impactando diretamente no consumo de áudio nos Estados Unidos. Apesar de apenas um quarto dos adultos norte-americano dispor do positivo em 2019, "as novas gerações crescerão com áudio perfeitamente incorporado em suas vidas; eles vão expressar seus comandos, perguntas e desejos…", destaca a analista.

E o maior consumo de áudio resulta em possibilidades extras para o rádio, que está se reinventando. Heather afirma que o veículo está "aproveitando o ressurgimento mais amplo do áudio como um canal de marketing. Além dos tradicionais canais FM de alcance em massa, a digitalização do rádio está alimentando uma maior diversificação dentro da indústria, permitindo o aumento de mais estações de nicho", destacando também uma maior segmentação dos projetos de rádio.

A analista afirma ainda que essa distribuição mais ampla com o digital impacta diretamente nos públicos mais jovens, auxiliando nessa reinvenção do rádio. "A nossa análise de público-alvo na Suécia mostra como as pessoas que consomem conteúdo do rádio convencional estão passando para o online. A audiência on-line atinge 9,8% das pessoas de 12 a 79 anos na Suécia, de acordo com a pesquisa de mercado do rádio (medida pela Kantar), mas o alcance se torna muito maior quando se olha apenas para faixas etárias mais jovens", afirma em seu artigo.

Baixe aqui o relatório completo

Fonte: Loucos por rádio

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